San Pedro de Atacama
Acredito que eu tenha sido o único ser vivo a arrastar uma mala de rodinhas pelas ruas empoeiradas de San Pedro, no coração do Deserto do Atacama. Quando olhares encabulados começaram a me seguir achei que estava abafando no meu modelito safari, chapelão a la Indiana Jones, óclão by Jaqueline Kennedy e com meu tênis all star cor verde-matinho-seco. Pra combinar. Rá!
Estava entrando num deserto de paisagens lunares, rodeado de vulcões, com inversões térmicas bruscas – chegando a 30 graus de dia e a menos dois na madrugada.
Parece que não, mas eu sabia o que ia encontrar. Só não faço a linha grunge-mochileiro-desgrenhado-sei-lá-entende. Poderia ter ido para os Lagos Andinos, ou circulado pela Patagônia. Quem sabe, Ilha de Páscoa. Mas não.
– E-book | O Barato de Santiago | Baixe agora mesmo o seu!
Enfrentar a realidade do deserto cercada por aquelas paisagens absurdamente atípicas era um desejo mais do que antigo. Sim, o nariz e a boca ressecam. A pele fica áspera. Os olhos ardem. E o cabelo parece que nunca mais vai voltar ao normal, nem com creolina. Fui preparada.
Muito soro fisiológico, pomada para os lábios, colírio que imita a lágrima. Fiquei craquenta, não nego. Mas sem perder a classe jamais: esmalte para retocar, sempre.
Do aeroporto de Calama até aqui são 105 quilômetros, pouco mais de uma hora. Ao chegar a San Pedro de Atacama tive uma sensação que só senti em outro lugar no mundo, olha que paradoxo: Veneza.
Enquanto ela está plantada em cima de um oceano, ele fincou raiz no deserto mais árido do mundo. Em comum, o incomum. Ambas cidades parecem ter saído de alguma estória de Julio Verne.
+ Leitor Matraqueando tem 15% de desconto no seguro viagem. Pegue seu cupom aqui!
Pouco mais de cinco mil pessoas vivem em San Pedro. Um vilarejo feito de casas com paredes de barro e telhados de palha. Apenas para proteger do sol. Chove quase nunca. Descrever aquele grupo de quarteirões como uma vila de faroeste seria muito simplista.
Há uma enorme infraestrutura (bares, restaurantes, cafés, lojinhas, mercados) para receber os turistas que vão desde mochileiros, passando por senhores dinamarqueses cheios da grana até chegar às frescas muquiranas como eu.
Aliás, o que não faltam são albergues, um a cada dois metros. Bons hotéis se espalham ao redor da calle Caracoles, a principal rua da cidade. E resorts luxuosos – com sistema all inclusive – já são vários. Fiquei no único apart-hotel de San Pedro, o Parina Atacama (US$ 120,00 por casal, com café da manhã servido no quarto!), inaugurado há pouco mais de um ano.
Já sabe, quanto mais inóspito, inacessível ou exótico o lugar, aposte numa boa hospedagem. Como eu não queria, assim, nenhuma vivência estilo patropi investi neste quesito. Saiu caro para os meus padrões. Mas teria sido um desastre se eu tivesse ficando em algum hostel por US$ 10,00 que regula a água quente e desliga a calefação à noite.
+ Alugue seu carro aqui com segurança e percorra o Atacama com mais economia
Independentemente de onde você for ficar, todo mundo está ali com o mesmo propósito: levar para casa uma experiência única, de um lugar exclusivo, que jorra água fervente do chão, que tem lagoas azuis, dunas douradas, cercado pelo segundo maior salar da Terra, cheio de flamingos e abraçado a um enorme vulcão.
+ Reserve hotéis no Atacama com desconto e cancelamento grátis!
Posts relacionados
Deserto do Atacama: roteiro de cinco dias
Onde ficar em San Pedro de Atacama
Leia também
Santiago: bairro a bairro – 1º dia
Santiago: bairro a bairro – 2º dia
Santiago: bairro a bairro – 3º dia
Como ir por conta à vinícola Concha y Toro
Como ir do aeroporto ao centro de Santiago
E ainda
Fotos: Raul Mattar. Todos os direitos reservados.
Oi, Silvia tudo bem?
Essa primeira foto do post esta Maravilhosa e profundidade que se conseguiu com asegunda sem comentários. Pontos com pouca umidade no ar são os paraísos dos apaixonados por fotografia.
Estou com muita vontade de encarar um Chile/Peru este ano e teus posts estão ajudando muito nisto.
FUI!!!
Opa, vamu trocando informação, é só perguntar! Abs!
Silvia,
O que fazer em SPA? Quais restaurantes e o que fazer à noite. Iremos ficar por 3 dias, ficaremos no Hosteria San Pedro.obg.
Lúcia
Olá Lúcia, todas as dicas que tenho estão na minha série sobre o Chile. lhttps://www.matraqueando.com.br/chile-santiago-e-atacama-post-indice
Lembrando que preços podem estar defasados. Consulte antes de ir! Abraços e boa viagem!
Preciso de uma sugestão, meu marido está indo de moto para Atacama e como não de férias irei apenas no final de semana para encontra-ló. Ou seja chegarei na sexta-feira (13/03) ficarei o sabado e domingo (14 e 15/03) e retorno no dia 16/03 (segunda). Achei passagem em valores interessantes. Estou com uma grande dúvida que devo fazer nestes 2 dias? Que não dá para deixar de fazer???
Agradeço a ajuda….
Olá, Kelly! Veja todos os nossos passeios aqui e veja o que te agrada mais: http://www.matraqueando.com.br/tag/atacama
Se eu já tinha vontade de conhecer o Atacama, depois das suas fotos a vontade só aumentou. Tenho aguardado ansiosamente pelos seus posts do local.
Ah… sou um leitor recente do seu blog, que já ficou viciado nele! rs
Tiago
Obrigada pela audiência, Tiago! As fotos são do Raul Mattar… meu marido e matraqueiro também! =)
Oi Sílvia:
que maravilha de texto e fotos, adorei! aumentou ainda mais minha vontade de ir a S.Pedro do Atacama.
Vc continua linda! e agora é mãe, parabéns!
Pretendo voltar ao solmiro, tomara que vc seja minha professora novamente.
Um abraço, Ana Cristina.
Ow, lôco, quanto tempo! Brigada pela visita! Bom saber de você! Abs!
Que show, que show, que show!!! Tbm queeeeeeero! 🙂
Beijos, Angie
Olá Silvia, acabo de me deparar com suas dicas sobre o Atacama e me apaixonei ainda mais pelo lugar. Gostaria de saber qual a melhor época pra visitar. Tô meio perdida… Pretendo ir em agosto.
Obrigada.
Alessandra! Como chove quase nunca no Atacama, qualquer época é boa! Sempre vai ter um céu azulzinho lhe esperando. Mas em agosto será bem mais frio à noite, com temperatura mais amena durante o dia. Como eu sofro demais com o frio, fui em novembro… estava super agradável à noite, mas beeem quente de dia (uns 33º graus). Mesmo assim, na visita aos geiseres de el tatio, a 4 mil metros de altura, que sai às 4h da manhã, pegamos -5º. Em agosto essa temperatura deve ser de -15º… Ui! 🙂
Silvia,
Você acha que setembro é uma boa época para ir ao Atacama? E quanto você acha necessário reservar para gastos diários em San Pedro do Atacama, além dos passeios e hospedagem?
Obrigado.
Tiago, setembro é boa época para ir ao Atacama, sim. Temperratura amena de dia e de noite. Além dos passeios e hospedagens, uns 30 dólares para refeições e lembrancinhas! O que encarece mesmo uma viagem para lá são justamente os passeios… sempre caros!
Olá Silvia,
Adorei seus relatos sobre o Atacama. Estou até programando uma viagem para lá nas minhas proximas férias.
Tenho tres perguntas:
*Vi pelas fotos que vc sempre estava de blusa de manga cumprida, mesmo durante o dia. Estava frio ou era para proteger do sol?
*Vc sabe me dizer a que horas (+ ou -) o sol se põe?
*Consigo comprar os passeios com facilidade? Chegarei de manhã e já quero passear na parte da tarde.
Abraços
Gabi
Sim, a manga comprida era para proteger do sol. Sou muito branquela. E ainda assim, meu braço descascou, acho que pela secura do ar. 😯
O sol se poe mais ou menos às 18h30.
Sim, consegue comprar os passeios com muuuita facilidade. O que mais tem na rua principal da cidade (Calle Caracoles) são agências que vendem os tours!
Abs!
Silvia,
onde ficar ? vi hostels à 32.000 pesos no centro, mas pouco conforto ( me assusta ) e hoteis à 46.000 até com piscina à 10 minutos do centro à pé. O que você acha?
Obrigado
Veja este post:
https://www.matraqueando.com.br/hospedagem-em-san-pedro-de-atacama
Eu não recomendaria hostels em San Pedro… pouca estrutura. Mas se for o seu estilo.. o que mais tem por lá são mochileiros! 🙂
Silvia:
eu já tinha dito antes de viajar, mas tenho que voltar para reafirmar: seus posts inspiraram e enriqueceram minha viagem ao Atacama! Muito obrigada!
Silvia, estou programando uma viagem para o Atacama.
Pesquisei na internet vários site o teu depoimento foi o melhor.
Estou preocupada com a altitude, vc viu alguma situação grave de mal da altitude? È suportável? Obrigada!
Elisabete, sim, é suportável. No único passeio que vi gente sentindo-se mal (náusea, enjoo) foi no passeio ao Gêiseres, que além de estar a mais de 4 mil metros de altura, a estrada para chegar lá é muito ruim. Mas não vi nada grave! Sorte! 🙂
Oi Silvia!
Eu tô morando na Nova Zelândia e estou querendo ir de férias ao Brasil no final de abril. E no caminho queria parar no Chile pra ir ao Deserto do Atacama.
Sem querer ser chata, mas já sendo… Quanto vc acha q eu gastaria em média lá em uma semana. Incluindo passagem de ônibus (ida e volta), hospedagem e os passeios? Vc acha q vale mais a pena ir de bus de Santiago até San Pedro, ou pegar o vôo até Calama e depois o transfer?
Espero ansiosamente por sua resposta! =)
Brigadão!
Beijos!
Sobre gastos depende do seu estilo. Você quer ficar em hostel (albergue) ou hotel três/quatro estrelas? Você come sanduíche ou só em restaurante? Em relação ao transporte, não recomendo ir de ônibus. São 1600 km de distância entre Santiago e San Pedro. Mais de 24 horas de viagem. E os valores da passagem aérea Santiago – San Pedro nem são tão diferentes dos preços do ônibus se você comprar com antecedência. Abs!
Olá Silvia,
Estou querendo ir com minha esposa e filha de carro em Janeiro de 2012. Lhe pergunto se os passeios são possíveis de carro próprio e se você viu crianças nos locais de passeio? Grato pela atenção.
Alguns passeios são possíveis, sim, com o próprio carro. Mas você terá que contratar uma agência para ver os Gêiseres e o Salar de Tara. Só encontramos um casal de ingleses com duas crianças, uma delas era um bebê!
Oi Silvia!
Estou montando minha viagem com as suas informações. Vou para o Atacama dia 17/março. Tentei contato com a Lickan Antay pelo site deles mas não houve nenhuma resposta. Vc acha que vale a pena esperar para fechar o pacote dos passeios por lá ou é melhor garantir com as empresas que me responderam?
Estou em dúvida pois tivemos dificuldade de conseguir vaga em hóteis e me parece que a cidade vai estar bem cheia.
Obrigada pela organização das suas informações!
Abraço
Beatriz! Eu fui em novembro – mais movimentado que março, teoricamente – e fechei os pacotes tudo por lá mesmo. O que você pode ter certeza é de que a Lickan Antay terá os melhores os preços, caso você compre todos os pacotes com eles. Mas se você se sentir segura em deixar tudo organizado antes, é melhor deixar garantido com outra empresa. Tente escrever para turismolickanantay@gmail.com . Falei com eles há pouco tempo neste e-mail Abs!
Olá Silvia!
Nós já tínhamos tentado o contato por esse email mas dessa vez eles nos responderam. Obrigada!
Olá Silvia, parabens peli site.
Estou indo com meu marido e filho ao Atacama em jun/jul e não consegui mais hospedagem no Parina. Estou com uma reserva no Tulor, você conhece? Sabe se é bem localizado, confortável, alguma coisa a respeito?
Obrigada,
Não tenho palavras para agradecer a este seu site!!! Tudo que vou fazer está ligado as informações que li aqui. Só fiquei com uma dúvida. Estou indo agora em Maio, bem no início. Como será que está o tempo no deserto? Dá pra dar o famoso mergulho???
BJsssssssssss
Olá, Sílvia,
adorei o seu site, vc é muito bem humorada! Li ítem por ítem e vou basear minha viagem na sua. Viajarei no início de novembro. Terei mais um dia em San Pedro. O que vc recomenda, neste dia a mais que terei?
Também irei a Santiago, mas farei uma viagem diferente da sua, pois vou fazer enoturismo. Ainda assim, são boas suas dicas, para que eu faça não faça algo “errado” por lá.
Parabéns… muito obrigada!
Thati
Existem muitos outros passeios lá em São Pedro. Pergunte sobre as opções na agência. Boa viagem! 🙂
Oi Silvia,
Parabéns pelo site!! Gostaria de saber se vc tem alguma informação ou algém que conheça já ficou no TULOR? Não vi nenhum comentário a respeito por aqui e fico preocupada de não ser uma boa opção. Não consegui hospedagem no Parina Atacama, fiquei com receio e fiz areserva no Tulor.
Agradeço desde ja.
Márcia
Tente saber no http://www.tripadvisor.com – É um site que reúne milhões de resenhas de hoteis deixadas pelos hóspedes.
Olá Silvia!
Fantásticas as fotos e ótimas as informações. Estou indo na próxima semana ao Atacama e alugamos um veículo de maior porte. Você ainda acha necessário guias para chegar a El Tatio? Não há como ir apenas com o GPS e com a sinalização?
Não existe sinalização… chega um momento que é só areia para todos os lados. Não há uma estrada específica. Não sei se o GPS leva (o meu GPS erra, ou desconhece bairros, até dentro de Curitiba) Quando chegar lá, pergunte aos guias mais experientes. Talvez eles possam dar uma dica melhor! Boa viagem!
Opa, errei, errei! Você perguntava do El Tatio (geiseres) e eu me referia ao Salar de Tara! Sim, acredito que aos Geiseres é possível chegar por conta, ainda que a estrada seja bem difícil e é necessário dirigir nela à noite, de madrugada, porque a ação dos gêiseres acontece lá pelas 5h /6h da manhã. É necessário sair de San Pedro às 4h, no máximo!
Olá Silvia, gostaria de saber como você foi do aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama. Tem ônibus que sai de lá? Quanto custa? Muito obrigada!
Ana, existem vans que levam do aeroporto a San Pedro. É o Transfer Licancabur. Custa 18 mil pesos (uns US$ 38) ida e volta. Você pode fazer sua reserva on-line, aqui ó:
http://www.sanpedroatacama.com/ot-transfer.htm
Abs e boa viagem!
Olá, Silvia, vou fazer essa viagem em novembro, gostaria de algumas dicas. Quem faz o translado de Calama para San Pedro de Atacama?
É o transfer oficial do aeroporto: Transfer Licancabur => http://www.sanpedroatacama.com/ot-transfer.htm
Olá!
Eu e meu marido iremos para o Atacama em janeiro e estou na dúvida sobre que tipo de bagagem levar. Não sou acostumada a fazer viagens com mochilão, mas também não acharia ruim. O problema é que na volta passaremos alguns dias em Santiago e certamente farei algumas comprinhas, como vinhos. E trazer garrafas em uma mala de rodinhas parece mais fácil do que em um mochilão…ou não? O que vc me indica? Vc realmente se sentiu um peixe fora d’agua quando desembarcou em Calama com uma mala de rodinhas?
Aproveitando, gostaria de saber se há locais para trocar dinheiro no Atacama. Nós sairemos do Brasil a noite e chegaremos em Santiago por volta de 1h, mas teremos que ficar no aeroporto aguardando o voo para Calama, que sairá as 7h. Por isso, não terei tempo de trocar uma quantia grande de dinheiro. E receio que o débito no cartão internacional do Itaú tenha limite baixo…
Obrigada!
Mariana
Mariana, eu estava brincando quando disse que me senti um ET carregando minha mala de rodinha. 😀
Eu não gosto de mochila, me dói as costas e acho a mala de rodinha mais adequada para o meu perfil… e para carregar vinhos! Sobre câmbio no aeroporto, realmente não me lembro se há casas de cambio que ficam abertas 24h. Mas já saia do Brasil com um pouco de peso chileno… nem que seja para as primeiras despesas. Lembre-se: no cambio a gente sempre perde, seja comprando aqui ou lá! Abs! 🙂
Olá Mariana!
Estive em San Pedro Atacama (de 24 a 29/set/2011) e simplesmente amei o lugar! Prepare-se para esta aventura! Peguei muitas dicas aqui com os “matraqueando” e me vejo feliz em poder agradecer e retribuir com alguns comentários.
Quanto à mala, por ser um lugar de “chão batido”, o mais apropriado seria usar mochilas, mas como o transfer te deixa na porta do hotel/hostal, não vejo a necessidade de excluir a possibilidade de usar nossas malas de rodinhas (eu fui de mala de rodinha rs).
Não deixe de passar para comer no restaurante “Delícias de Carmem”. Fica na rua Calama (não é difícil encontrar). Os pratos são deliciosos e grandes! Se você gosta de sopa, experimente a fantástica Pataska!
Espero que aproveite bastante!
Marina
Esqueci de falar do câmbio.
A cotação no aeroporto de Santiago é um pouco melhor que a cotação em San Pedro e acho que fica aberto 24horas.
Em San Pedro tem o Banco Nacional para fazer o câmbio.
Obrigada por todas as dicas, Marina! 😀
Obrigada!!!
Mariana, boa tarde!!!
Eu vi seu post e estou na mesma situação que vcs. Irei no inicio de dezembro para Atacama, com voos noturnos e no domingo. Gostaria de saber se é possivel, em São Pedro do Atacama, com o cartão de débito fazer a troca do câmbio para pesos, e onde faço isso?
Obrigado, Ricardo.
Ricardo, recomendo chegar com pesos chilenos ao Atacama e levar a maior parte do dinheiro em cash. Os caixas eletrônicos de lá sempre estão dando problemas. E as casas de câmbio tem uma péssima cotação. Abs!
Obrigada por todas as dicas!!!
Vou em janeiro com meu marido e já estamos com o roteiro quase fechado!
Meu único medo agora é quanto ao extravio de malas.
Na ida, vou de GOL. Meu voo sai do Galeão e faz escala com troca de aeronave em Guarulhos e em Buenos Aires, mas só vou poder ter acesso às minhas bagagens no Chile!! Sendo que a previsão é que eu chegue no Chile às 1h e marquei o voo para o Atacama pela Lan Chile para às 7h!! Parece muito tempo de espera, mas se minhas malas não chegarem vai ser uma complicação imensa!!
Aliás, vcs tem dicas de seguro viagem?
Gostaria de fazer principalmente por causa dessa questão das malas…
Bjs!
Mariana, é comum você despachar as malas e mesmo com troca de avião – pegar sua bagagem no destino final. Sobre seguro de viagem, tem esse post aqui: https://www.matraqueando.com.br/matracas-utility-seguros-de-viagem
Eu sempre uso o da ISIS, categoria BUDGET! 🙂
Independente das malas, você deve fazer um seguro viagem… porque se você ficar doente, ou tiver que tomar soro, pode ficar mais caro que a viagem inteira. 🙂
Silvia,
Entrei em contato com a ISIS e eles me informaram que só fazem seguro através de agência. Com vc tb foi assim?
Sim, Mariana. Eu faço o meu sempre na STB (www.stb.com.br) que tem filiais em todo o Brasil. Mas acho que qualquer agência de viagens faz e o preço é tabelado!
Bom Dia Silvia,
Nossa incrível seu blog. Todas as dicas muito importantes. Pretendo fazer esta viagem no primeiro semestre sozinha. Fora o Aeroporto de Calama vc indica outro aeroporto no Chile ? Conhece a cidade de La Serena ? bj e obrigada
Sílvia, vou pro Atacama agora no próximo dia 24, e estou muito em dúvida sobre que roupas levar!! Pelo que entendi as noites são frias e o passeio para os gêisers é gélido, mas indo no verão acho que não preciso levar nada para temperaturas negativas, né? E quanto aos calçados? Posso usar um all star também? As pessoas fazem os passeios de calça jeans? Me ajude!!
Iremos: Vale da Lua e da Morte( 1ºdia), Tour arqueológico e laguna cejar e tebinquiche (2º dia), lagunas altiplanicas e salar de atacama(3º dia) e geyser de Tatio e andar de bike(4º dia). Bom, fiz mais ou menos o nosso roteiro com as dicas que vc deu e com os horários de saídas dos passeios que encontrei no site de uma agência de lá.
O que vc recomenda levarmos? O pior é que temo o excesso de bagagem, já que estamos saindo de Santiago (para compras) primeiro… 🙁
Mas o que levar sem dúvida?! É frio no verão? Levamos agasalho pesado?
Você sabe informar quanto em média gastaremos com todos os passeios? E se em cada passeio desse deve pagar entrada dos parques ou em quais, especificamente?
Obrigada,
taty
Oi, Tatiany!
À noite, em abril, já faz bastante frio no Atacama. E para fazer o passeio dos Geiseres é necessário estar bem agasalhado, com jaquetão, blusa de lã, meias de lã, cachecol, luvas. Porque o passeio sai de madrugada e lá nos geiseres chega abaixo de zero. Você também poderá comprar lá em San Pedro essas roupas de frio. Em todos os passeios tem que pagar entrada. Não faço ideia de quanto estejam todos os passeios hoje. Entre em contato com a Lickan Antay e solicite um orçamento. Agora, eles têm site: http://www.lickan-antay.cl
Diga que você viu a dica no blog Matraqueando e peça desconto! 🙂
silvia. se puder ajudar, agradeço. quero dar uma viagem de 15 anos para meu filho. mas temos uma certa limitaçao no tempo. queria gastar apenas 1 semana. consigo levá-lo esquiar e conhecer o deserto neste tempo? vejo os roteiros e sempre sao bem mais longos que o tempo de disponho. grato e parabens pelo post, e obrigado pela perda de tempo conosco.
Olá, Andre! Em uma semana, esquiar (que fica mais ao sul de Santiago) e subir ao Atacama que está a 1600 km da capital – eu acho que não dá, não. Você deve escolher só Santiago e Arredores (com Viña de Mar e Valparaíso) , mais um estação de esqui… OU fazer só Santiago e subir para o Atacama. Não conheços os gostos do seu filho, mas acho que o Atacama pode impressionar mais do que uma estação de esqui! 🙂
Olá…Silvia a pouco mais de 2 meses decidi ir para o deserto do Atacama, nunca fui muito aventureiro mas desta vez eu decidi inovar meus passeios e sair daquela rotina chata…Ja viajei muito por este mundão mas jamais pensei no deserto…quando iniciei minhas pesquisas sobre Atacama acabei conhecendo seu site e te confesso que ele foi sensacional…Embarco para San Pedro do Atacama em 06/05/12 (domingo proximo), vou sozinho, e por conta propria consegui fazer as reservas de hotel e dos passeios, inclusive vou fazer a escalada no vulcão lascar…E para não passar despercebido reserveu 4 dias para conhecer Santiago… Se eu sobreviver rsrsrs quando retornar te mando noticias…um abraço e parabéns pelo site…
Uhu! Espero as novidades na volta! 🙂
Boa tarde, vou para San Pedro de Atacama em julho/12 e estou tentando entrar em contato com aquela empresa que vc fez os passeios. Já enviei 4 emails; já tentei ligar no telefone que esta no site deles e no telefone que esta no seu site. Peço uma gentileza se possivel. Gostaria de reservar os passeios daqui do Brasil, se possivel poderia verificar se eles mudaram de telefones. Pois adorei o seu roteiro e vou fazer igual as suas dicas. E parabens pelo site. grato.
Silvia, as agencias, hoteis e restaurantes aceitam cartão de credito? Bjos
Luciana, de uma maneira geral, aceitam sim! Mas você sempre vai ter descontos se pagar em dinheiro. Bjs!
Turma, retornei do Atacama encantado…posso afirmar que acertei na mosca quando escolhi este roteiro, minha dica é levem casaco p o frio, eu nunca passei tanto frio na minha vida, para mim o passeio mais bonito foi Lagunas altiplanicas, porém escalar o vulcão Laskar foi algo sem comentários, foi cansativo mas quando cheguei no cume achei a resposta p uma pergunta …o porque subir em um vulcão…
Comprei meus passeios com a agencia máxim experiênce, porém não fui muito feliz na escolha, o guia Pedro foi extremamente desagradável, sem contar que em nenhum momento tentou explicar algo em português para facilitar a vida da maioria dos turistas que visitam aquele lugar. Lá pude encontrar agencia com valores mais em conta e que só faltam te carregar no colo, enquanto eu tive que ameaçar cancelar os passeios se o guia não fosse trocado…tirando isso tudo foi maravilhoso…claro que não posso esquecer de dizer que minha passada por Santiago também foi incrível…
Olá Rafael, estou pretendendo ir ao atacama e não saio de lá sem escalar o vulcão!
Saberia me dizer se existe época para o passeio ou se fazem o ano inteiro?
Vc recomenda a agencia mesmo com o contratempo ocorrido? Se for possível, poderia me dizer o valor do passeio e onde ficou hospedado?
Agradeço desde já a atenção.
Abçs
oi SILVIA….entao…queria saber se chegando em CALAMA as 22 horas consigo locar um tranfers….ate SAN PEDRO…..ou sera q tenho q esperar ate o dia seguinte??
ps: amei tuas dicas….
Olá, Marly! Tente contato no Transfer oficial de lá: http://www.sanpedroatacama.com/ot-transfer.htm
Não sei até que horas eles trabalham. Abs!
bom dia
estou indo para uma competição no deserto do atacama em março 2013 e gostaria de saber da segurança em ficar em um albergue,pois atleta aqui no brasil não é facil, tem que sempre procurar o mais barato pois vou ficar la 10 dias treinando ate o dia da competiçao.
desde de ja obrigado
É super seguro!
Olá leitores! Olá Silvia
Estou pedindo a permissão, e já abusando do espaço para deixar algumas dicas interessantes! Afinal, foi daqui a vontade de conhecer o Atacama, e daqui as melhores dicas para enfrentar a viagem!
Primeiramente quero dizer, que ver ao vivo aquelas paisagens, foi ainda mais fascinante, não tem palavras para descrever o que a gente sente num lugar incomum como este! Com certeza jamais vou esquecer os 3 dias que passei por lá!
A viagem seria 04 dias em Santiago, mas depois de ler e ver neste blog, o que o deserto tem a oferecer, tivemos que conjugar mais 03 dias no deserto.
Fomos com a Lan e havia reservado transfer (calama x San Pedro X Calama) com a Licancabur pelo email ( reservastransfer@gmail.com) pagamento foi no ato, em (só em) dinheiro. Foram pontuais, nos deixaram e nos pegaram no hotel como combinado.
Havia reservado o Hotel dunas http://www.hoteldunas.cl e só tenho a recomendar, no nosso caso, o Sr. dono do hotel foi muiiito atencioso, fez nos sentirmos em casa. quartos muito limpos, ótimos chuveiros (sempre com água quente) café da manhã simples mas muito bom, foi muito melhor que as minhas expectativas. Achei o preço atraente. consultem pelo site. Silencioso e próximo a Rua principal.
Os tours eu tinha pesquisado alguns sites, mas não tive muito retorno, então fui direto á Agência Layana (Calle Tocopilla) próximo ao hotel e já fechamos na hora, para não perder tempo… preço na média, dependendo do passeio tem o almoço e café incluso. Já conseguimos fechar passeio para o mesmo dia em que chegamos. Também foram pontuais e os guias atenciosos.
Chegamos pela manhã, fechamos o passeio de Valle de la Luna e Muerte para aquela tarde. No dia seguinte fizemos Lagunas Altiplânicas e no 3º dia o Geiser del tatio. Todos foram surpreendentes. Retornamos a noite para Santiago.
Achei a infra-estrutura melhor do que eu esperava em San Pedro, ótimos restaurantes! Posso dizer que comemos muito bem hehe.
Reforçando uma dica importante: o ressecamento do nariz, boca, olhos.. levem o que for necessário, isso faz parte do passeio!!!
Abraços a todos!
Fica a dica 😉
Adorei o relato, Emanoele! Obrigadão! 🙂
Oi Silvia! Conheci seu blog pesquisando no Google sobre Deserto do Aracama e amei! Acaba de ganhar mais uma seguidora e divulgadora! Estou indo de carro em janeiro para o Atacama e ficarei 20 dias! Gostaria muito de algumas dicas de roupas para levar. Estou bem perdida em relação a isto…nao sei se levo tênis, bota, rasteira, salto…Hahahaha. Calca jeans, de ginastica, vestido…rsrs! Agradeço muuito um help!!
Beijo
Raquel, no deserto a gente já fica encardida no segundo dia. Só mesmo jean, calças para trekking, tênis, e botas próprias para caminhar. Abs!
Silvia
Estamos indo para San Pedro do Atacama no final de dezembro , vamos ficar 6 dias, já tentei enviar e-mail para o Lickan Antay nos endereços eletrönicos postado por voce , mas todos retornam porque o endereco eletronico está errado. Voce teeria algum atualizado?
Muito obrigada, Hiromi Iwamoto
Oi, Hiromi! Pois é, eu tentei entrar no site deles e vi que o site não existe mais… não tenho mais informações sobre o local! 🙁
Oi Silvia, adorei seu blog. Temos 15 dias de férias, de 9/2 a 23/2/2013 e meu marido sugeriu irmos conhecer o Chile e o deserto de Atacama. O que você nos sugeriria? Pelo seu blog, 5 dias em Santiago, 5 em Atacam e os outros 5 talvez Viña del Mar? Pensei em ir e voltar para Santiado, estou tentando milhas da TAM, será que dá? Aguardo suas sugestões. Parabéns pelo blog e suas descrições são ótimas!
Complementando: vale a pena irmos para Atacama de carro já que teremos bastante tempo? Outra coisa, valeria a pena ficar em algum daqueles resorts em Atacama, fiquei na dúvida porque tendo vários passeios para fazer, quase não ficaremos no hotel,né?
Olá, Cristiane! Nos cinco dias em Santiago, você pode fazer uma bate e volta a Viña del Mar. Ou no máximo dois dias lá (Viña). Não vejo necessidade de ficar 5 dias em Viña ou Valparaíso. (Mas isso é minha opinião!) Cinco dias para o Atacama estão excelentes. Caso queiram ir de carro, é longe, mas se houver disposição vocês poderão parar no meio da viagem, ir conhecendo outras cidadezinhas e paisagens. Não vejo a menor necessidade de ficar naqueles resorts. Existem hotéis excelentes e beeeem mais em conta. E como você disse, no Atacama o hotel é para dormir. 🙂
Oi Silvia! Muito obrigada pelas dicas!
Silvia boa noite, estou indo sozinha,a San Pedro de Atacama, de Calama a SpA,vou no transfer da transfrlicancabur,ja reservei ida e volta. Vou me hospedar no Hotel Geiser del Tatio,por achar que é central e poder sair a noite pra comer e voltar a pé em seguranca, mais li pelo trip advisor ,varias reclamacoes sobre o hotel. E tambem,estou com algumas duvidas,sobre o que levar pra vestir de dia e de noite, vou na sexta feira,se puder me ajudar,te agradeco!
Obrigado
Cris
Oi, Cristiana! Você não me disse quando vai, mas de dia, faz mais do que 30 graus e, à noite, pode chegar a 10 graus… no verão. Portanto roupas leves para o dia e casaco quente para noite. 🙂 Eu não conheço o Hotel Geiser del Tatio, mas, de fato, ele está tão mal avaliado no TripAdvisor que eu pulava fora. Abs!
Oi, Silvia. Estou adorando todas as informações que encontrei por aqui, foi o mais completo que achei! Hehhe
Pretendo visitar o Chile em Junho, e um dos destinos é San Pedro. Somos dois casais. Eu gostaria de saber como, provavelmente, estará o tempo, e sobre hotéis confortáveis, porque apesar de querermos visitar esses lugares excêntricos e inóspitos, fazer o estilo mochilão não é ideia dessa vez, então se você puder indicar um bem localizado e, possivelmente, em conta seria ótimo. =D
Outro lugar que nos interessa muito é Viña del Mar, porém fica bastante longe da região do Atacama pra quem tem poucos dias disponíveis pra viagem. Nos interessa conhecer essa parte singular do Chile ( deserto) e também um pouco da metropolitana. Você tem alguma dica?
Obrigada!! =)
Estou louca com suas dicas de Santiago e Atacama! Embarco domingo e vou direto para Atacama e depois Santiago! Beijos e obrigada pelo blog!
Fui em janeiro de 2013 para o Deserto do Atacama de carro e um grupo de 9 motos. Foi muito bom! E quero agradecer a vc Silvia, pela dica do SALAR DE TARA, o passeio mais bonito de toda viagem! Acho q é prioridade para quem vai ao Atacama, nem que só passe 1 dia!!!!!! E procurem o guia DINO da Colque Tours (uma empresa fraquinha (mas barata!) mas pelo super guia vale a pena). Falem que a Marina apaixonada pelo Licancabur que indicou.
Dicas rapidas:
1) se estiverem indo por Foz do Iguaçu/Argentina, deixem para trocar dinheiro lá, em São Paulo e no Rio foi muito mais caro!!! Perdi muito sendo precavida e trocando antes…
2) mala: só tenis, calça jeans ou cargo e casacos. Mesmo em janeiro foi raro o momento em que fiquei sem uma jaqueta pelo menos. Levei dois tenis, um para os passeios (fica imundo) e um para andar em SPA a noite. Sandalia acho bobagem, só para ir as lagoas se for verão mesmo. Protetor solar, hidratante labial e corporal e chapéu!
3) Leve sempre água (principalmente Vale de La Luna e Muerte – nesse passeio leve muita agua) e papel higienico (na Argentina, em nenhum banheiro da estrada havia papel)
4) è uma viagem cara, SPA é cara, os passeios são caros, os hoteis mais basicos, sem luxo nenhum são pelo menos U$110 o casal. As refeições (alias comi muito bem em SPA) tb são caras em lugares como Adobe e Blanco, etc. Mas vale cada centavo, só digo isso para se prepararem!
5) NUNCA vá a Bolivia/ SALAR DE UYUNI no verão! Peguei estradas alagadas, chuvas torrenciais, hoteis sem nem uma toalha (estavam molhadas pela chuva!!!!!!!!!!!!!!), papel higienico nem preciso mencionar e salar em dia nublado, ou seja, nao valeu a pena… Acredito que seja um passeio maravilhoso em outra epoca do ano, mas em janeiro e fevereiro nao vale a pena, Bolivia, nao tem estrutura nenhuma…
Por hora é isso.
Boa viagem a quem ainda vai!
Oi, Sílvia. Amei seu blog. Parabéns pelas dicas aos viajantes.
Iremoa a São Pedro do Atacama em agosto, dois casais, de carro. Passaremos por Resistência, Salta e São Pedro do Atacama. Como será inverno ainda por aqui, gostaria de saber se há alguma orientação sobre cuidados com neve entre Salta e São Pedro e que possamos ter problemas nas estradas. Ficaremos no Atacama Adventure Wellness Ecolodge.
Quais os principais passeios que nos recomendas? Conheces o hotel? E sobre a viagem, conheces algo a nos recomendar nesse trajeto? Se alguém souber, ficaria agradecida de receber informações .
Obrigada
Roseli
Oi, Roseli! Nunca fiz este trecho de carro, mas pode nevar muito e estradas ficarem interditadas. Levem correntes para as rodas e entre no fórum http://www.mochileiros.com, que lá deve ter bastante dica dessa rota de carro! Abs!
Oi Silvia, primeiro adorei seu site, é ele que está me dando coragem de ir ao atacama…haha!
Queria uma ajudinha para algumas dúvidas que estão rolando:
1- Vou sozinha, ou seja uma menina de 25 anos em um deserto, tudo bem?
2 – Pretendo ficar em hostel, já que vou só acho legal até para fazer amizades, e claro por ser mais barato… você tem ideia se são seguros?
3 – Li algum relatos que as agencias são meio que “tabeladas” por isso nao faz mt diferença, é assim msmo?
4 – Outra coisa sobre os passeios e as agencias, li que basicamente é só vc fala quantos dias tem, e ele fazem o roteiro…que pode ser corrido ou mais calmo.
5 – Minhas ferias são de 13 de julho ate 03 de agosto vou sair de Curitiba (mas sou do Rio), o destino principal e o Atacama quero ficar lá até fazer tudo, mas pretendo ficar alguns dias em Santiago, conhecer alguma vinícola, o centro da cidade o barro do Brasil. Você acha que da tempo?
6 – vou sair de Curitiba, pretendo (sei que é loucura) ir de ônibus até Santiago, você sabe quantos dias são?
7 – Grana! São muitos dias, 3 destinos Curitiba, Atacama, Santiago… Estou disposta a comer sanduiche para investir em passeios incríveis. Quanto de dinheiro (em real) vc sugere? Esse é a minha maior duvida para fechar de vez essa viagem!
Desde de já OBRIGADA!!
Oi, Ligia!
1. Supertranquilo.
2. Sim, são seguros. (você guarde bem seus pertences nos lockers)
3. De fato, os preços são próximos, mas voc~e pode conseguir ótimos descontos se comprar todos os passeios com uma só. Pechinche.
4. Não entendi a pergunta, o que exatamente vc quer saber?
5. Sim, dá tempo tranquilo.
6. Caraca! Não sei quantos dias são… mas sei que fica quase o mesmo preço ou mais caro que passagem de avião! 🙂
7. Para uma viagem econômica, mínimo 50 dólares por dia, uns R$ 100.
Boa viagem! 🙂
Excelente o site!!! Algumas dúvidas:
1 – Vou pra Santiago em um sábado cedo (chego as 11h) e volto no sábado seguinte a noite (saio as 20h)! Você acha que se eu for pra Calama de avião na quarta de manhã consigo fazer bastante coisa por lá até sábado no meio da tarde (meio dia de quarta, quinta e sexta, meio dia de sábado)?
2 – Qual o tempo médio de viagem saindo do aeroporto de Santiago até chegar em San Pedro do Atacama?
2 – O ar é rarefeito?
3 – Os passeios e o deslocamento é pesado? Pessoas de mais idade (>65 anos) conseguem fazer?
4 – Quais são os passeios imperdíveis pra fazer em pouco mais de 2 dias?
Obrigado!!!
Olá, Flavio!
1- Vai ser corrido, mas acho que você consegue fazer alguns passeios legais no Atacama, como os Gêiseres (meio dia), Lagunas Altiplânicas (dia todo), valle de la Luna (fim de tarde, começa umas 16 até o pôr do sol).
2- São 1600 quilômetros de distância. De avião, umas 2 horas.
3- Sim, o Atacama está em grande altitude, alguns passeios chegam a 4 mil metros de altura.
4- Os passeios e deslocamentos são tranquilos.
5- Qualquer pessoa, de qualquer idade pode visitar o Atacama, só depende da saúde de cada um! 🙂
Veja tudo o que já publicamos sobre o Atacama aqui: https://www.matraqueando.com.br/chile-santiago-e-atacama-post-indice
Abs!
Parabéns pelo
Blog, muito bom!!
Estou pensando em ir para o Atacama em Dezembro, vc acha que é uma boa época pra ir??
Pretendo fazer 5 dias de viagem.
Pedro, o Atacama é bom o ano todo. Em dezembro é mais quente de dia, mas é beeeem menos frio na madrugada ou de manhã, quando saímos para a maioria dos passeios. Quem vai no inverno, chega a pegar 15 graus negativos de manhã. Eu fui em novembro e estava ótimo! 😉
Oi Silvia, tudo bem? Parabéns pelo blog. Silvia, você consegue me informar qual é o horário em que as agências de turismo ficam abertas? Pergunto porque não temos tanto tempo e gostaríamos de aproveitar ao máximo o tempo. Obrigada, um abraço, Karina
olá,pretendo levar a família para o atacama em dezembro, gostaria de receber informações de rodovias após a cidade de SALTA, e se é possível fazer os turs sem precisar contratar as vans, gostaria de ir de carro e se puderes me enviar mais informações que nos sejam uteis ficaria grato,mauro.
Olá Silvia, estou prtendendo ir ao atacama e seguirei a fio suas dicas e roteiros! Parabéns pelo blog, não imagina o qto foi imprescindível suas dicas para decidir: Agora eu vou!!
Gostaria muito de fazer a escalada no vulcão, porém esse passeio não está no seu roteiro, saberia de dizer se há alguma época para o passeio ou é realizado o ano inteiro?
Outra dúvida… Será que os valores dos passeios tiveram um aumento muito grande desde a sua estada por lá?
Me dá mais uma ajuda? rsrs… pretendo ficar 4 ou 5 dias, consigo aproveitar bem os passeios nesse período??
Obrigada e parabéns pelo trabalho!!
Oi, Eliane! Não saberia dizer sobre a melhor época para escalar o vulcão, mas imagino que durante o inverno, por causa da neve no topo, seja mais complicado. Mas é melhor consultar uma agência de turismo de lá. No Chile não tem inflação (ou é muito baixa). Em tese os preços não devem estar muito diferentes, mas sim, devem ter subido… porque tudo sempre sobre um pouquinho! 🙂
Olá,
Eu e meu esposo estamos programando uma viagem para o Deserto do Atacama para janeiro deste ano, gostaríamos de saber se sobra tempo para aproveitar o hotel ou os passeios são longos ?
Grata
Camila
Oi, Camila! A maioria dos passeios é de meio dia. Dois são de dia inteiros: Lagunas Altiplânicas e Salar de Tara. Abs!
Ola Sílvia, tudo bem? Segue o link da viagem ao Atacama que fiz há pouco, na verdade a aventura foi muito maior mas cheguei até San Pedro de Atacama. Depois de anos viajando pelo mundo de forma tradicional, resolvi mudar o estilo e viajar por terra, tentando ser um autêntico mochileiro com toda a liberdade, vivências, experiências, alegrias, dificuldades e aprendizado deste tipo de viajante. No total foram 40 dias por aí mas só estou citando aqui 20 dias, dias de muitos bons momentos, alegrias, tristezas, novos amigos, dificuldades, paisagens belíssimas, revelações, surpresas e decepções. Quero esclarecer que o objetivo desse meu relato não é depreciar lugares, pessoas ou serviços, nem criar valores comparativos. Faço uma narração da realidade, do que se pode encontrar em certas aventuras sejam elas planejadas ou não. A verdade nua e crua! Sou muito grato ao seu Blog Matraqueando e também ao http://www.mochileiros.com, que me ajudaram bastante a planejar essa aventura. Espero que a narração dessa minha aventura possa ajudar outros aventureiros, e um detalhe: nunca, mas NUNCA deixem de levar pelo menos dois rolos de papel higiênico em suas mochilas!! Segue o link:
https://viagemefotografia.wordpress.com/2013/09/29/1-aventura-mochilando-pela-america-do-sul-de-onibus/
Obrigado mais uma vez, boas viagens e um grande abraço a todos.
Fantástico, Joshua! Obrigada por compartilhar! Abs!
Obrigado por apreciar meu Blog e pelos elogios Sílvia! Partindo de você, fico realmente lisonjeado. Quando eu tiver um tempinho vou postar outras “aventuras” por lá, incluindo o famoso “tombo” do helicoptero dentro do Rio Hudson, se a empresa lá deixar eu postar… (estiquei o pescoço para umas fotos, não tinha porta, e esqueci do cinto, juro que vi um pelicano dando risadas…) Grande abraço e bom final de semana.
Olá! Estou com viagem marcada. Parto para o Chile no dia 27 de fevereiro e fico até 10 de março de 2014. Queria fazer algo bacana. Penso em alugar um carro e conhecer, inicialmente, o básico: Santiago, Viña del Mar, Valparaiso e Isla Negra. Tem Chillán, Puerto Montt e Puerto Varas. O deserto de Atacama finalizaria o meu roteiro. Gostaria de saber como posso dividir isso e até onde ir de carro? Deveria pegar um voo para o deserto. O que sugere?
Olá, Rivânia! Puerto Montt e Puerto Varas ficam ao Sul e o Deserto, ao Norte, a 1600 km de Santiago. Se fosse eu, iria de carro para o sul, mas de avião ao deserto. Mas para fazer todos esses passeios você precisaria de, no mínimo, uns 15 dias de viagem. 😉
Oi Silvia,
Muito legal o blog, parabéns!
Em março do ano que vem irei para o Chile. Agora só estou com dúvida qual será o meu roteiro, quantidade de dias e os gastos…
Pretendo ficar 3 dias em Santiago;
2 dias em Viña del Mar e Valparaiso;
E se possível, sair de Santiago de ônibus para o Atacama (4 dias???), É possível?
Total de dias: 12
Eu irei gastar muuuito no Atacama? considerando que eu irei sozinho (estilo mochilão).
Obrigado
Danilo, sim é possível ir de Santiago ao Atacama de ônibus, mas a viagem dura quase um dia e custa 37 mil pesos chilenos na pulmann bus (mais ou menos 165 reais). No Atacama existem muitos hostels (hospedagem econômica), mas todos os passeios são pagos. Abs!
Silvia,
Outra dúvida, estava pensando em levar o meu celular (Galax S4) para tirar as fotos da viagem. Você recomenda ou acha perigoso/ariscado?
Abraço
Sílvia, tudo bem.
Vou para o chile dia 12/12/13, está próximo por sinal e estou super ansioso.
Chego no chile no dia 12 as 18h, e estou com vontade de ir para o Atacama no próprio dia 12 anoite, ficando lá dia 13 e 14, retornando no dia 14 anoite para Santiago.
Pela sua experiência com a viagem, você acha que vale a pena tão pouco tempo assim?
Obrigado e parabéns pelos posts, são muito bons…
Olá Silvia! Estou organizando minha viagem para o Atacama daqui a duas semanas e seus posts têm me ajudado muito! Aí reparei que você citou que chegou de All Star… Você sobreviveu ao deserto de All Star? Não sentiu falta de um daqueles tênis master pró?
Beijinhos e parabéns pelo blog!
Renata! Sobrevivi totalmente! Claro, entrou areia e tive que colocar muuuitas meias para enfrentar o frio que faz nos geiseres. Abs!
Oi Silva.. to programando essa viagem para agosto.. já procurei vários relatos e achei o seu bem completo..
Queria tirar umas dúvidas, não sei se consegue me ajudar.
To pretendendo ir para Atacama, uyuni e cusco.
to pensando na primeira parada em SPA.. Quantos dias são necessários para conhecer o deserto?
Voce tem alguma base dos valores de todos os passeios?
E vc sabe me dizer se se la eu consigo agencias que fazem o trajeto até uyuni???
Aguardo sua resposta.
bjs
Olá, Vivian! Eu acho que cinco dias inteiros seriam o ideal para desbravar o Atacama. Lá tem várias agências que vão para o Uyuni! Não sei ao certo os preços atualizados. Abs!
Olá! Parabéns pelo blog!
Será q também vou ser a única a carregar a mala de rodinhas pelo atacama?? rs O que vc sugere, mochila e malão com alça mesmo? É como costumam as pessoas viajar pra lá? Obrigada!
Nicoli! Tem de tudo, o Atacama recebe mochileiros e ricaços que só ficam nos 5 estrelas de lá! 😉
Estou planejando ir sozinha, por isso queria estar em turmas, voce teria alguma turma com guia turisco para indicar.
OBRIGADO, Aguardo.
Infelizmente, não! Boa sorte!
Oi Silvia,
Os seus relatos são muito inspiradores!
O que você recomenda: ir com um pacote com os passeios já contratados ou comprar os passeios em San Pedro? Comprar lá aumenta muito o valor ou são de difícil disponibildiade? Quero ir no feriado de Corpus Christie.
Obrigada!
Olá, Cintia! Pode comprar lá. A concorrência é grande e você poderá “chorar” nos preços dos pacotes! Abs!
Oi Silvia,
Muito legal você nos dar dicas tão interessantes e preciosas para uma viagem como esta.
Como gosto muito de andar durante o dia gostaria de saber como funcionam as agências de viagens por lá. Costumam fazer um só passeio de meio dia , ou você, se quiser pode fazer dois passeios de meio dia cada um para ganhar tempo. Existe algum critério especial para os passeios. Há como se fazer dois passeios num só dia?
Obrigada .
Oi, Vanda! A maioria dos passeios é de meio dia (os de dia inteiro são Salar de Tara e Lagunas Altiplânicas). Sim, você pode combinar dois passeios no mesmo dia, tipo os Gêiseres pela manhã e o Valle de la Luna, à tarde! 😉
Olá Silvia. Seus relatos e dicas são mega importantes. Com calma estou lendo tudo. Estou querendo ir em março/2015 com minha esposa e fui conferir no Booking o Hotel Parima, mas não tem mais vagas e nem em abril, maio….Daí vimos o Hostel Ayllu que também oferece os passeios.
Vamos ficar 4 dias inteiros com os passeios:
-Vale da Lua, Geyser el Tatio, Lagunas altiplanicas e Cejar e Salar de Tara.
Você pode nos dar alguma opinião sobre essa hospedagem ? e Também de restaurantes para jantarmos com bom custo benefício..rsrsrsrs ?
Obrigado pela atenção
Marcelo, estive em San Pedro do Atacama este fim de semana (cheguei sexta e retornei segunda).
Fiquei hospedado no hostel La Ruca, que inclui café da manha e fica a poucos metros da rua onde tudo acontece (Rua Caracoles). O lugar é simples, mas muito limpo e o proprietário super atencioso, ajuda muito no que você precisar. Acertei na escolha do local, perto de absolutamente tudo (farmácia, lojas, praça principal, restaurantes, etc, etc.). Paguei por todos os dias ( de 05/12 até 08/12) aproximados R$ 800,00 (quarto para casal, com uma cama de casal e outra de solteiro). Tem cozinha para uso livre, equipada com tudo, e você pode fazer almoço, café da tarde, etc. Não foi regulado o uso de água e tampouco água aquecida.
Meu tempo era curto na cidade e fizemos os passeios de Vale da Lua e da Morte (custo de R$ 60,00 por pessoa), e Ojos Del Salar e Laguna Cejar (custo de R$ 75,00 por pessoa).
Esses passeios saem do centro (Rua Caracoles) às 16h00min. e retorna por volta das 20h30min.
Como tenho medo de experimentar comidas muito exóticas, e por em risco o passeio, almocei todos os dias no mesmo restaurante, cujo nome era algo como Casa de Pedra (uns 300 metros do Hotel). Serve massas, pizzas deliciosas, carnes, etc. A pizza para duas pessoas era algo em torno de R$ 50,00. Uma boa massa para uma pessoa algo em torno de R$ 25,00.
O transporte de Calama até San Pedro (e vice-versa) fiz com a empresa Lincancabur, ao valor total de R$ 200,00 (para duas pessoas). Reservei pela internet e funciona 100%. Eles te pegam no desembarque (plaquinha com seu nome) e te deixam na frente do hotel. Na volta eles passam novamente no Hotel na hora marcada e te deixam no aeroporto com bastante antecedência. Tudo perfeito.
Era isso, esse passeio é imperdível, boa viagem!
Obrigada por compartilhar, Felipe! 😉
Olá, Silvia.
Não consigo descrever o que senti olhando essas fotos. Meus olhos se encheram de lágrimas e não dava para contê-las. É um sonho ir pra lá! Espero que consiga ir no ano que vem!
Vou te falando…
bj
Gentemmm, sem comentarios para o site.
Ja li e reli, e agora estou lendo de novo. E muito bom a boa vontade que voce teve em compartilhar sua experiencia, e que acaba por fim, inspirando outros! A minha pergunta e tao imbecil que nem eu acredito que irei perguntar, mas realmente, estou com duvidas.
Estarei saindo de Sp, e estarei indo para San Pedro.
Quanto dias devo ficar em San Pedro?
Sendo que o meu Destino final sera o Salar de Yuni, na Bolivia. Pensei em 3 dias no Atacama, e 3 dias no Salar.
Seriam suficientes? E quanto a estadia, voce teria uma indicacao de algum local que ficasse pratico para aproveitar o Atacama?
Grata e grande abraco!
Estela, no mínimo 4 dias inteiros para o Atacama para fazer os passeios básicos. Nunca fui ao Salar na Bolívia, mas prevejo, no mínimo, 3 dias inteiros por lá! Boa viagem! 😉
Olá, muito bom o blog e bastante util para mim e uma amiga. Creio que vc não será a unica que usou malas de rodinhas no Atacama, minha amiga se recusa a usar mochila, kkkkkkk. Estamos viajando pra Santiago em outubro e provavelmente por Atacama depois do que vimos aqui.
Oba, que legal! Boa viagem! 😉
Silvia, voltei de San Pedro há um mês e queria agradecer todas as riquíssimas dicas que vc postou, pois me ajudaram muito, principalmente em relação à agência Lickan Antay. O sr Jesus nos mostrou a bandeira do Brasil que vcs deram a ele de presente e agora está exposta na agência!! rsrs
Obrigada mais uma vez e parabéns pelo blog!
Bjs
Oi, Leticia! Que bacana! Bjs!
Silvia,
Eu fiz orçamento com a agencia turismolickanantay@gmail.com, no entanto eles me informaram que no preço passado não está incluso entrada aos parques, vale a pena comprar essas entradas, você foi?
Nathália! O preço da entrada dos parques é simbólico. Sim, você tem que pagar a entrada porque senão não entra e, por consequência, não realiza os passeios. A agência te oferece os passeios e a entrada do parque fica com o município, acho.
Silvia, já li quase todos os seus posts sobre o Chile e fico cada vez mais encantado com o lugar e com sua forma simpática, organizada, completa e humorada… de escrever. Parabéns! Virei seu fã.
Abraços
Oba, legal! Obrigada pela visita! 😉
Olá.
Com qual agencia vc fechou os passeios?
🙂
Desculpa… achei aqui a agencia.. 😉
http://www.lickan-antay.cl 😉
Olá Silvia,
Estou com uma duvida, alguns passeios são fronteira com a Bolivia.
é necessario levar o passaporte???
Oi, Olivia! Se você atravessar a fronteira é necessário ter um identificação válida que, neste caso, poderá ser também a carteira de identidade recente (menos de 10 anos).
Oi,
Quanto o valor do ônibus de Calama a San Pedro do Atacama? E alguma dica sobre isto? Do tipo empresa, lado melhor etc.
Obrigada.
Lilia! Para valores atualizados entre em contato diretamente com a empresa de traslado. 😉
Olá silvia!
Primeiramente, parabéns pelo site, está ótimo. E o post incrível.
Vou para San Pedro do Atacama neste sábado (07/mar), e tenho algumas dúvidas:
Eu consigo achar uma agência fácil de turismo lá que faça Atacama-Uyuni (4 dias)? Ou você acha necessário eu fazer uma pré-reserva?
E sobre o dinheiro, na sua opinião, qual é a melhor forma de troca-lo? Levo em dólar ou em pesos?
Obrigada desde já. Um beijo.
Oi, Loryene! Desculpe, não vi seu comentário a tempo. É sempre bom fazer uma pré-reserva. Se voc~e voltar aqui diga com quem foi e se gostou! 😉 O dinheiro do Chile é Pesos, compensa levar dólar se você já os tiver, mas indo ao Chile é melhor levar Pesos (ou até mesmo Real, mas no Atacama nem todo mundo troca Reais). 😉
Olá!! Você usou roupas térmicas? Se sim, comprou aqui ou lá? Estou na dúvida de qual é mais barato!!
Olá, Isabela! Não, não usei roupas térmicas. Só me agasalhei bem! 😉
Não, não usei roupas térmicas. Levei meia-calça quentinha e segunda pele + blusas de lã para colocar em baixo do casacão.
Olá Silvia, li muitos comentarios acima mas não achei o que fala se as agencias em São Pedro abrem no domingo, pois sairei de Sampa no sabado e chegarei i lá no domingo quase meio dia e gostaria de fazer um passeio a tarde e ja reservar o Salar do Uyni para o dia seguinte , ou seja isso para me organizar as reservas do Hotel pois no Salar ficarei 4 dias , e retorno a São Pedro
Olá, Sílvia! Esse Matraqueando é perfeito, parabéns pelo excelente trabalho!
Estou indo ao Atacama em setembro/15, passarei 3 dias por lá, chego por volta do meio dia e ando preocupado com duas coisas… A primeira delas é com fato de chegar num domingo e talvez encontrar tudo fechado ou não poder fazer nenhum passeio durante a tarde. Minha segunda preocupação é a volta pra Calama (Tenho lido muitas dicas sobre a chegada a San Pedro, mas quase nada sobre a volta!). Meu voo de volta a Santiago sai às 22h e eu gostaria de saber até que horas há transporte de volta até o aeroporto. Queria aproveitar o dia fazendo algum passeio e só voltar à Calama por volta das 19h. isso é possível? Desde já, vlw pela força! 😉
Olá, Júnior! Quando você pegar o transfer de ida já agende o de volta. No dia da volta eu nãoo sei qual o último horário (eu voltei lá pelas 16h e meu voo era às 20h). Neste dia opte por fazer um passeio que ocupe a parte da manhã (Gêiseres del Tatio, por exemplo). No dia da chegada é bom já deixar algum passeio agendado ainda no Brasil. Tem passeios todos os dias, mas corre-se o risco de não ter mais vagas justo neste dia que você chega. Abs!
Olá Silvia. Tudo bom?
Gosto muito do Matraqueando. A sua forma de escrever cativa pela simplicidade e bom humor que você passa as dicas e informações.
Estou com uma pequena dúvida: lendo esse post, logo no início você fala que arrastou mala de rodinha pelas ruas de São Pedro. Isso foi uma brincadeira pra descontrair o início do relato, ou o transfer não consegue chegar até a porta do Apart Hotel que você ficou?
Estou perguntando isso porque não é muito o meu estilo e o da minha esposa viajar com mochilões nas costas. Pra falar a verdade nem temos uma peça dessas rsrsr, e eu não queria investir uma grana em mochilas grandes que vou usar bem pouco.
Desde já agradeço.
Oi, Bruno! Foi uma brincadeira para descontrair. O transfer me deixou na porta do hotel. 😉
Oi Silvia, td bem? Estou procurando referencias da agencia layana y maxim no google e puxa seu site (que aliás ja devorei a série Chile rs) mas aqui vc nao fala dessa agencia! Tem alguma informacao sobre ela? O hostel onde vou ficar me indicou e PARECE que o preço é legal ( 65mil 4 passeios eqto a ayllu ta me pedindo 165mil o.O)! Vc conhece essa tal agência?
Obrigada
Elisa
Oi Elisa, tudo bem? Qual Hostel você vai ficar?
Eu também vou pro Atacama e nos últimos dias estou numa busca missionária por uma agência confiável e com um preço acessível. Conheço uma amiga que viajou pela Ayllu e recomendou, mas hoje vi no Trip Advisor um gringo reclamando… Eu também já fiz a cotação com eles e é realmente MUITO mais caro que as demais, só que a gente paga pelo serviço né? Acho que o foco da Ayllu são brasileiros que prezam por programas de maior conforto. Pelo que li os diferenciais deles estão na qualidade das refeições, o fato de terem mesas e cadeiras, motoristas e guias de qualidade..
Já ouvi falar bem mal da Layana e da Colque, que a primeira é péssima e a 2a é super precária, então já retirei eles da lista.
As agências intermediarias como a Inca Coya, Corvatsch, Maxim estão me parecendo as melhores opções custo-benefício (ainda estou pesquisando). Estou esperando a Desert e a North Travel me mandarem orçamentos para decidir (a Grado10 não faz todos os passeios que eu quero e eu não quero contratar mais de 1 agência).
O que me incomoda é que parece ser de praxe em SPA a terceirização do passeio caso a agência contratada não complete o número mínimo de pessoas…porque aí é sorte ne? Pode ser que você seja empurrado para uma empresa ótima ou não…já li de tudo!
Enfim
Barbara! Eu fiz com a Lickan Antay http://www.lickan-antay.cl/ (e vários leitores depois de mim) e o índice de satisfação é bom, principalmente porque eles têm ótimo custo-benefício. Não é a mais sofisticada, mas é uma das mais baratas. E o atendimento do Sr Jesús (o dono) é muito bom. Sim, é normal se não lotar eles acomodarem você em outro grupo com outra agência. Abs e boa sorte! 😉
Olá, Silvia e Raul!
Acessei muito o Matraqueando antes da minha viagem de férias desse ano, e os relatos sobre o Atacama (juntamente com as fotos do Raul) me inspiraram bastante. Vim aqui agradecer pelas dicas. Parabéns, aos dois, pelo trabalho tão competente que fazem. Continuem assim, com essa sintonia tão legal – nós, os leitores, agradecemos!
Abraço!
Juliana
Ah, valeu, Juliana! Obrigada por sempre estar aqui matraqueando com a gente! Bjs! 😉
Olá,
Gostaria de saber se é seguro viajar só para o Atacama?
Sim, acho seguro. Tome as medidas de segurança que tomaria em qualquer lugar do mundo! Abs!
Olá Silvia,
Gostei muito do Matraqueando… muitas dicas importante e preciosas que ajudam na melhor decisão.
Estarei entrando de Férias em Agosto e irei para o Chile sozinho para fazer meu sonhado mochilão.. ficarei por volta de 11 dias .. e quero dividir esse tempo em conhecer o vale nevado e também San Pedro de Atacama!
Acredito que alguém já tenha te falado, mas conseguiria fazer esses dois roteiros em 10 dias? Se pudesse me ajudar em um roteiro legal… pois já estou pesquisando e querendo fechar os valores o quanto antes… Se puder me ajudar agradeço muito!! Abraços
Oi, Herison! Acho que dá tranquilo. Reserve cinco dias inteiros para o Atacama, com o restante você fica em Santiago e Valle Nevado (um dia é suficiente para conhecer a neve).
Veja aqui: https://www.matraqueando.com.br/deserto-do-atacama-roteiro-de-cinco-dias
E aqui: https://www.matraqueando.com.br/valle-nevado-o-que-fazer-santiago-chile
Adorei o blog com dicas precisas!!! Parabéns!